De A-Z do ccult

Um (breve) guia de leitura

F. C. Gonçalves

--

“O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são”. — Aristóteles

O ccult tem como missão divulgar a ciência, desde a sua prática em si, até as aplicações e implicações do conhecimento científico na vida humana. Aliás, esta é também o meu objetivo de vida, não apenas enquanto professor de física, mas como alguém que deseja um mundo cada dia mais distante das trevas da ignorância. Fazer ciência é, antes de tudo, desejar conhecer e reconhecer a nossa ignorância sobre tudo o que nos cerca dentro — incluindo a nós mesmos — e fora de nosso planeta.

Essa não é uma das tarefas mais fáceis, sobretudo quando o conhecimento científico, mesmo profundamente enraizado em nossa cultura, é continuamente negado ou deturpado em nome dos mais diversos interesses ideológicos, comerciais, sociais e políticos. Alia-se a essa dificuldade o fato do interesse por ciência ser, em geral, autêntico — mas que é suplantado pela ausência de conhecimentos teóricos sobre determinados termos e sobre a prática científica em si, isto é, como o cientista trabalha, pesquisa e divulga suas descobertas e como tudo isso está relacionado, por exemplo, com o progresso do conhecimento científico. Afinal, sempre somos inclinados a lembrar de um ou outro nome associado a uma teoria ou descoberta científica que tenha se tornado um marco histórico; no entanto, pouco nos damos conta de como essas descobertas dependem de outros personagens e contém histórias de medo, erros, paixões e toda a sorte de sentimentos humanos. A ciência, como prática humana, está sujeita a todos os aspectos de comportamento inerentes a nós (como eu costumo dizer ao meus alunos, a maior diferença entre vocês [os alunos] e um cientista é, provavelmente, a idade).

A criação do ccult é o resultado das práticas com divulgação científica ao longo de quase dez anos, somadas às pesquisas teóricas sobre o assunto durante o mestrado e a minha inerente vontade de escrever sobre a ciência, o conhecimento científico, as propostas para a educação e a formação dos futuros cidadãos deste mundo.

Para auxiliá-lo durante a navegação nesta publicação, serão disponibilizados os links para os textos em ordem alfabética de assuntos/temas publicados no ccult. Sempre que um texto for publicado, esta página será atualizada.

Se desejar, você também poderá seguir as atualizações no Twitter (https://twitter.com/siteccult) e no Facebook (https://facebook.com/siteccult).

Todos os textos aqui publicados são de minha autoria, F. C. Gonçalves — salvo quando informado o contrário.

--

--

F. C. Gonçalves

Busco algo que me saque este mareo. Orgulhosamente criador do ccult.org.